Interessados têm até o dia 25 de junho para cadastrarem-se e realizarem uma prova de conhecimentos básicos, no site http://ses-sp.edm.org.br/aia/. Mais de mil pessoas foram aprovadas no primeiro módulo do Curso de Atualização em Saúde do Idoso, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo, em parceria com as Disciplinas de Geriatria e de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP. O curso, que está em sua segunda edição, visa qualificar profissionais de saúde na atenção ao idoso.

O primeiro módulo aconteceu entre 11 de abril e 2 de junho, com o tema: Promoção do Envelhecimento Saudável. O módulo 2 será realizado entre 18 de julho e 12 de setembro, com o tema: Particularidades do Cuidado do Idoso. Dentre os tópicos a serem abordados, estão Autonomia e Independência; Déficits Nutricionais e Emagrecimento; Fragilidade; Imobilidade; Úlcera por Pressão; Incontinência Urinária; Polifarmácia e Iatrogenia; Direitos do Idoso; Cuidado, Cuidador, Suporte Social e Violência.

O curso é a distância, permitindo maior flexibilidade nos estudos. Com recursos tecnológicos e modelos educacionais desenvolvidos pela Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP, o curso enfoca o aprendizado contextualizado, com aulas em vídeo, no formato de entrevistas; aulas complementares aos principais tópicos; vídeos de apresentação de cada tema, com base nos objetivos e competências esperadas; e vídeos abordando os benefícios da aprendizagem e da aplicação, na prática profissional, de cada assunto apresentado.

Não é necessário ter cursado o módulo 1 para participar do módulo 2. No entanto, aqueles que não fizeram o primeiro módulo, ao se inscreverem, terão de realizar uma prova de conhecimentos básicos. As pré-inscrições e a prova devem ser feitas pelo site http://ses-sp.edm.org.br/aia/, até o dia 25 de junho. Quem cursou o módulo 1 e foi aprovado, deve confirmar sua participação até o dia 23 de junho, pelo e-mail cursos.sessp@telemedicina.fm.usp.br.