Imagens tridimensionais do Projeto Homem Virtual e peças anatômicas produzidas em impressoras 3D fazem parte das temáticas dos trabalhos, que têm como autores nove alunos da Faculdade de Medicina da USP

Estudantes de graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) estão participando de um projeto de iniciação científica com a orientação do Professor Dr. Chao Lung Wen, Chefe da Disciplina de Telemedicina (DTM) da FMUSP. A partir de quatro eixos temáticos, sendo um na área do e-care, os estudantes desenvolvem os trabalhos com o objetivo de potencializar o aprendizado, com a integração de conhecimentos clínicos básicos a partir do Projeto Homem Virtual (sequências tridimensionais do corpo humano) e impressoras 3D.

As pesquisas em andamento estão sendo desenvolvidas com os seguintes temas: Aplicação de recursos digitais em atividades coletivas educacionais no projeto de extensão “Bandeira Científica”; Uso de impressões 3D na revisão anátomo-clínica da região pélvica feminina; Uso de impressões 3D para conscientização e educação de pacientes hipertensos; Emprego de peças anatômicas realísticas produzidas em impressora 3D para correlações clínico-anatômicas na graduação e pós-graduação da FMUSP.

Veja a seguir, os resumos dos trabalhos, com os seus respectivos autores:


Aplicação de recursos digitais em atividades coletivas educacionais no projeto de extensão “Bandeira Científica”

Pesquisadores: Agatha Mol Marcelo; Bruna Fernandes de Barros; Carina Yuri Fussuma; Mariana Tieme Mine de Moura

Os recursos digitais podem ser utilizados como ferramentas em diversas áreas, inclusive na saúde. Tecnologias muito relevantes nesse sentido são o desenvolvimento da computação gráfica tridimensional e a impressão tridimensional de órgãos e aparelhos do corpo humano, que podem ser utilizadas como aliadas no aprendizado de temas de saúde.

Um dos eixos do Projeto Bandeira Científica é educacional e visa a aplicação de atividades coletivas para determinados públicos-alvo da cidade sede do projeto. Essas ações educacionais utilizam diversos recursos para facilitar o ensino e a aprendizagem, mas raramente prevêem o uso de tecnologia, seja pela falta de recursos materiais no local (exemplo: computadores e tablets), seja pelo desconhecimento por parte dos alunos da disponibilidade desses materiais.

No ano de 2014, o Projeto Bandeira Científica fará expedição para Ibatiba, município do estado do Espírito Santo, Brasil, e planeja realizar atividade coletivas educacionais com os temas: sexualidade, álcool e drogas, gestantes, agente comunitário de saúde, espaços de lazer e inclusão escolar.

O objetivo principal desse trabalho é proporcionar a aplicação de recursos tecnológicos (Homem Virtual, vídeos da série Geração Saúde 2 e impressões 3D), disponibilizados pela Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, nas atividades educacionais coletivas em saúde, visando aumentar e facilitar a compreensão dos temas pelo público-alvo.

Ao final do Projeto Bandeira Científica, haverá uma avaliação sobre a utilização de recursos digitais e se eles auxiliaram no aprendizado (da população) e no ensino (por parte dos membros que ministraram palestras) de temas na área de saúde.


Uso de impressões 3D na revisão anátomo-clínica da região pélvica feminina

Pesquisadores: Bianca Gabriela Calsolari Oliveira; Fabio Yuji Furukawa; Ligia Braga Lopes Couceiro

O aprendizado da anatomia humana e das suas condições clínicas associadas necessita de uma grande capacidade de visualização tridimensional. Em cursos de propedêutica ginecológica, nos quais não há a disposição de peças dissecadas da anatomia da pelve feminina, torna-se difícil compreender os conceitos envolvidos na anamnese e exame físico. Diante desse cenário, o uso de peças de revisão anatômica produzidas por impressoras 3D são de enorme valor para esse processo didático.

O objetivo deste trabalho é a produção de peças que facilitem o ensino e o aprendizado de aspectos clínicos relevantes para a prática médica, ou até mesmo para o entendimento por parte de pacientes sobre pontos importantes relacionados à saúde da mulher. Com esse intuito, as peças funcionarão como objetos físicos de aprendizagem e de correlações clínico-antômicas. Haverá produção de roteiros de estudo que expliquem os objetivos de cada peça e auxiliem a sua compreensão.

Assim, uma vez produzidas, as peças permitirão uma rápida revisão de pontos anatômicos importantes para o ensino clínico da ginecologia, como a correlação espacial entre os órgãos encontrados na pelve feminina. A partir daí, poderão ser estabelecidas correlações clínicas com doenças, como o prolapso vaginal. As peças poderão, também, proporcionar explicações sobre assuntos relacionados à sexualidade, como o uso de contraceptivos femininos.

Depois que a produção estiver concluída, as peças (e seus respectivos roteiros de estudo) serão usadas em contextos educacionais e sua eficácia será avaliada no que diz respeito ao ensino de aspectos clínicos ginecológicos e assuntos relacionados à saúde da mulher.


Emprego de peças anatômicas realísticas produzidas em impressora 3D para correlações clínico-anatômicas na graduação e pós-graduação da FMUSP

Pesquisador: Vinícius Cardoso Farias.

O objetivo deste trabalho é a impressão de peças anatômicas tridimensionais baseadas no Projeto Homem Virtual, com o desenvolvimento dos respectivos roteiros de estudos na área de neurologia. A proposta é apoiar os alunos em seu processo de aprendizado sobre exames neurológicos e suas interpretações, possibilitando, também, que internos e residentes sejam auxiliados em suas práticas clínicas e relembrem os aspectos principais dos temas abordados.


Produção de peças anatômicas em impressão 3D e análise de sua aplicação na comunicação com pacientes portadores de hipertensão arterial sistêmica (HAS)

Pesquisadores: Carina Yuri Fussuma; Jacqueline Alves Hosokawa

Esse estudo tem como objetivo analisar a aplicação de modelos anatômicos em 3D no auxílio à orientação de pacientes atendidos na Liga de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), sobre os efeitos da HAS no coração e outros órgãos-alvo, explicando, de forma simplificada, as principais alterações que a condição pode causar nesses órgãos. Também serão avaliados os impactos das orientações na adesão dos pacientes ao tratamento.

Para isso, serão produzidas as seguintes peças anatômicas:

  • Rins (mostrando os aspectos de uma nefroesclerose hipertensiva, na qual o rim se apresenta macroscopicamente menor e rugoso);
  • Vasos (lesão em casca de cebola e hipertrofia da camada muscular; vasos cerebrais com risco de acidente vascular encefálico);
  • Cérebro (riscos da ocorrência de um AVE);
  • Coração (hipertrofia de ventrículo esquerdo).

Após as explicações quanto às alterações relacionadas à HAS e o seu tratamento, será aplicado um questionário para avaliar a compreensão dos pacientes sobre essa condição. Após 3 meses, o questionário será reaplicado, para verificar a retenção de conhecimentos e mensurar o impacto positivo da utilização, na prática clínica, das peças na orientação aos pacientes portadores de doenças crônicas.