Profissionais de saúde interessados em transtornos relacionados ao uso do álcool podem assistir, gratuitamente, a oito aulas ministradas no Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP, e disponibilizadas no portal Saúde do Futuro.
As aulas foram proferidas pelo professor Marc Schuckit, emérito do Departamento de Psiquiatria da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD). Uma das maiores autoridades no assunto, o professor veio ao Brasil e falou para residentes do IPq –HCFMUSP e para participantes do curso de pós-graduação em dependência química, coordenado pelo professor Arthur Guerra de Andrade.
Uma parceria entre o Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREA) do IPq-HCFMUSP e a Disciplina de Telemedicina (DTM) do Departamento de Patologia da FMUSP permitiu que as aulas fossem transmitidas em tempo real, via Internet, para instituições parceiras. As aulas foram gravadas, legendadas e podem ser acessadas mediante cadastro no portal Saúde do Futuro.
A vinda do professor Schukit e todo o processo de difusão de conhecimento foram viabilizados por meio do programa de auxílio Escola de Altos Estudos – projeto de cooperação acadêmica internacional da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
As aulas abordam a relação entre aspectos genéticos da dependência do álcool e vulnerabilidades preexistentes, destacando o chamado “baixo nível de resposta ao álcool”; a influência dos pares no consumo de álcool; a 5ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), cujos critérios diagnósticos são fundamentais em metodologia de pesquisa e na assistência a pacientes; as expectativas negativas e positivas dos universitários quanto ao consumo de álcool; o papel do álcool em situações de estresse e enfrentamento; aspectos práticos na elaboração de um artigo científico e na redação de resposta a um artigo já revisado por pareceristas; a identificação de indivíduos que fazem uso nocivo do álcool e as diferentes abordagens de tratamento.