Poderão solicitar a ativação do PAC todos os coordenadores de disciplinas cujos cursos tiverem conteúdo inserido na Inovalab MedUSP Digital
Alunos da graduação da FMUSP podem responder digitalmente a ficha de avaliação do CEDEM (Centro de Desenvolvimento de Educação Médica). A Disciplina de Telemedicina (DTM) do Departamento de Patologia informatizou as perguntas para disponibilização pela plataforma educacional MedUSP Digital.
Atualmente, essa ferramenta está ativada nos cursos de Hematopatologia, Patologia Geral, Introdução à Acupuntura, Telemedicina (optativo) e na Unidade Curricular 21 do novo currículo (Discussão Integrada de Casos). Todas as disciplinas que já usam a plataforma educacional podem solicitar a ativação da ficha do Programa de Avaliação Curricular (PAC) por meio do e-mail telemedicina@telemedicina.fm.usp.br.
A obtenção dos resultados praticamente em tempo real (2 segundos), sem necessidade de tabulação manual, gera uma grande facilidade para os coordenadores e professores. O sistema apresenta os dados de cada uma das 38 perguntas, em percentuais e na forma gráfica. “Esta é uma evolução importante para facilitar a interação entre o professor e o aluno, visando aprimorar o currículo médico. A rapidez em obter os resultados abre a perspectiva para os professores responsáveis de acompanharem e realizarem adequações, mesmo durante o curso, e não apenas para uma próxima turma”, afirma o professor Chao Lung Wen, chefe da Disciplina de Telemedicina.
A DTM implementou, adicionalmente, uma ficha de avaliação simplificada, com 11 perguntas objetivas e um campo para comentários, além de uma ficha com 9 perguntas para avaliação de vídeos educacionais, abordando a sua qualidade técnica, formato e conteúdo. “Esses recursos complementam o acompanhamento dos professores e servem como indicadores para aprimorar os conteúdos educacionais disponibilizados na plataforma”, conclui o professor.