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Relato de Experiência:
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE PROPEDÊUTICA GINECOLÓGICA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA.

Lilian Renata Fiorelli, Alice Fan Fan Pan, Bruno Cassis Antunes Rodrigues, Fernanda Silva Terzi, Tamires Rocha Figueredo, Thais Regina Lourenço, Maricy Tacla, Jorge Milhem Haddad, Chao Lung Wen, Edmund Chada Baracat.

Este site se destina a mostrar de forma mais clara quais foram os passos adotados na evolução do trabalho da Ginecologia em associação com Telemedicina.

INTRODUÇÃO: Os recursos audiovisuais e de interatividade facilitam o entendimento da anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino e sua relação com a anamnese e o exame ginecológico.

OBJETIVO: Criação de ambiente virtual com objetos educacionais de aprendizagem para alunos do 3o ano do curso de graduação em Medicina, do curso de Propedêutica Ginecológica da Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

RELATO DE EXPERIÊNCIA: Formou-se grupo de trabalho que discutiu 3 diferentes focos sobre o ensino e aprendizagem de propedêutica ginecológica: dos alunos monitores do 4o ano, dos coordenadores do curso e do professor da Disciplina de Telemedicina da FMUSP. Os recursos audiovisuais foram aprimorados; foram identificadas novas demandas de recursos com prioridade para o aprendizado na graduação e Atenção Primária. Foram utilizados ilustrações, fluxogramas, vídeos da mulher virtual baseado em computação gráfica 3D dinâmica, vídeos de anamnese e técnicas de exames fundamentais, e gravação de debate em formato de mesa redonda com professores e monitores.

EVOLUÇÃO DO TRABALHO

1. Modelo da matriz a ser preenchida: a matriz auxiliou na definição e organização dos passos mais importantes do exame físico ginecológico.(Matriz produzida pelo professor Chao Lung Wen, preenchida pela monitora Alice Fan Fan Pan).

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2. Interação professor-monitor: Os professores solicitaram dos monitores uma avaliação sobre os materiais já prontos por parte da Telemedicina. A partir disso, pôde-se verificar novas demandas e assim adequar melhor os materiais disponíveis para os alunos do 3º ano.
a. Avaliação dos monitores sobre materiais disponibilizados no site da Telemedicina (Monitor Bruno Cassis Antunes Rodrigues)

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3. Elaboração dos 4 tópicos que não devem ser esquecidos e 4 tópicos que devem ser lembrados:
a. Modelo feito pela monitora Tamires Rocha Figueredo

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4. As pranchas de resumo que foram produzidas.
a. Modelo da monitora Fernanda Silva Terzi

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5. Vídeos: amostra e ilustração de como foi usada:
a. Nas aulas teóricas:
i. Na abordagem sobre câncer de mama, foi utilizado um vídeo que mostrava, sob forma de animação, como ocorre a alteração.

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b. Nas aulas práticas:
i. Foi mostrado um vídeo de uma anamnese: o objetivo era mostrar como é uma consulta e como ela difere da anamnese que aprendemos em propedêutica clínica.

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ii. Vídeo sobre Papanicolaou : Mostrar o vídeo durante as aulas práticas permitiu que o aluno inexperiente se aproximasse da realidade. Ademais, eles também praticaram em modelos.

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6. Respostas das provinhas (realizadas todas as aulas sobre o conteúdo do dia) eram disponibilizadas no site. Na aula seguinte, abria-se a possibilidade de discussão das repostas com os alunos.

RESULTADOS: A presente experiência mostrou que o desenvolvimento em conjunto, estabeleceu maior vínculo entre professores e monitores, e possibilitou a adequação dos materiais educacionais. Os materiais confeccionados e usados em aula, foram disponibilizados na plataforma Moodle, com acesso restrito por senha e em Tablets na Biblioteca da FMUSP.

CONCLUSÃO: Os recursos audiovisuais e de interatividade produzidos pela Disciplina de Ginecologia e Disciplina de Telemedicina da FMUSP auxiliam no ensino da propedêutica ginecológica e sua disponibilização em ambiente virtual aumentam a acessibilidade dos materiais pelos estudantes favorecem o aprendizado.

Contato: coordgin.graduacao@hcnet.usp.br