Em discussão sobre mobilidade e segurança digital, durante o 6º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, a rede Eduroam ganhou destaque especial e foi elogiada entre congressistas e palestrantes, principalmente pelo evento oferecer a rede e as facilidades trazidas aos participantes, unindo diversos usuários na troca de experiências e conhecimento.

O Eduroam (education roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. Foi implantado na USP em agosto de 2013, através de uma parceria do Centro de Computação Eletrônica (CCE) com a Rede Nacional de Pesquisa, e permite que estudantes, pesquisadores e equipes das instituições participantes obtenham conectividade à Internet, através de conexão sem fio (wi-fi), em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço. Deste modo, um pesquisador visitante na USP poderá utilizar sua própria identificação e senha de acesso da Instituição origem para se conectar à rede sem fio da USP, e o mesmo ocorrerá aos alunos e pesquisadores em visita a Instituições no exterior.

A iniciativa internacional, que já reúne instituições de aproximadamente 60 países, foi citada durante palestra sobre Políticas Nacionais de Saúde envolvendo o uso de Telemedicina e Telessaúde, na qual o diretor geral da RNP, Nelson Simões, falou sobre a importância de serviços móveis seguros e as facilidades oferecidas pelo sistema. “Quando você chega a um evento como esse, as primeiras perguntas são: tem acesso à internet? Qual é a senha? Eu fiz essa pergunta aqui e a surpresa é que aqui tem Eduroam. Eu posso usar a senha da minha instituição. Não preciso mais fazer essa pergunta”. Para ele, esse ambiente de mobilidade é o que precisamos, e é essencial a criação de ambientes móveis seguros voltados também para a saúde.

Além da segurança, o Eduroam tem como benefícios a mobilidade, facilidade de uso e a sua integração à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras gerenciada pela RNP.