Integrante do “Projeto Jovem Doutor”, o curso a distância usou meios audiovisuais para a educação sobre 13 temas de interesse para as comunidades

Pós-graduando Diogo Miranda e graduanda Agatha Mol Marcelo, que participaram do planejamento e acompanhamento do curso
O curso Educação e promoção de saúde por meio de Teleducação Interativa recebeu menção honrosa no 4° Simpósio do Programa Aprender com Cultura e Extensão, realizado nos dias 2 e 3 de dezembro, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. A estruturação e os resultados do curso foram apresentados por meio de pôster científico, juntamente com cerca de 500 projetos inscritos, nas áreas de Exatas, Humanas e Biológicas.
Analisados por especialistas da comunidade USP, os três primeiros colocados de cada área foram anunciados na cerimônia de encerramento e premiados com viagens internacionais. A comissão avaliadora também comunicou as menções honrosas, incluindo o curso desenvolvido pela Disciplina de Telemedicina (DTM) da Faculdade de Medicina (FM) da USP, direcionado a estudantes, professores, profissionais de saúde, monitores e coordenadores de telecentros e demais pessoas interessadas em aprender sobre saúde e multiplicar esse conhecimento em suas comunidades.
O curso abordou os temas: contraceptivos; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Gravidez não planejada; HPV; puberdade; sífilis; vida do soropositivo; saúde oral; anorexia; câncer de boca; halitose; obesidade e qualidade alimentar. O conteúdo foi transmitido por meio de vídeos da Série Geração Saúde 2, produzida pela TV Escola do MEC, em conjunto com a DTM-FMUSP. Os estudantes foram acompanhados a distância por estudantes da graduação, que exerceram o papel de líderes de grupo, sob a supervisão de professores da faculdade.
Essa foi a segunda edição do curso, uma iniciativa do Projeto Jovem Doutor, que tem como estratégia a formação de jovens educadores para incentivar a cultura sobre saúde em suas comunidades. Vencedor de 5 prêmios, o projeto engloba a participação de estudantes universitários que, sob a tutoria de professores, desenvolvem ações socioeducativas pro meio de Extensão Universitária.