Teve início no dia 3 de março o curso a distância do Projeto Jovem Doutor, com mais de 300 participantes.

Chamado “Educação e Promoção de Saúde por meio de Teleducação Interativa”, o curso visa formar pessoas que promovam a cultura em saúde nas suas comunidades.De forma inédita, o curso utiliza vídeos dramatúrgicos que mostram situações do cotidiano, incentivando, em cada episódio, o debate relacionado a um tema sobre saúde. Os episódios fazem parte da série Geração Saúde 2, criada pela TV Escola, do Ministério da Educação, em conjunto com a Disciplina de Telemedicina (DTM) da Faculdade de Medicina (FM) da USP.

O curso também utiliza vídeos tridimensionais do Projeto Homem Virtual, desenvolvido pela DTM para facilitar a compreensão de assuntos complexos relacionados à saúde e ao corpo humano. Rápidas e objetivas, as imagens em 3D do Homem Virtual poderão ser empregadas pelos estudantes na difusão do que aprenderam em seus grupos de convívio, sejam familiares, colegas, vizinhos.

Nos últimos dias 3 a 6, os estudantes passaram por uma ambientação, quando aprenderam sobre a dinâmica do curso, testaram as tecnologias envolvidas (inseridas em uma plataforma educacional open source, o moodle) e tiveram aulas sobre os propósitos da dramaturgia e do Homem Virtual no curso. Após esta etapa, começaram a ser apresentados os temas: Puberdade, Obesidade e Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Além dos três vídeos, os estudantes terão acesso a um documentário interativo, incluindo entrevista com um especialista e as sequências dinâmicas do Projeto Homem Virtual.

O curso inclui fóruns de discussão, avaliações e vídeos com especialistas respondendo as principais dúvidas apresentadas pelos estudantes. No próximo módulo, serão abordados os temas Halitose, Anorexia e Qualidade Alimentar.