Depoimentos dos alunos sobre o curso de pós-graduação em Telemedicina

“Estou muito satisfeito por ter realizado a Pós-Graduação em Telemedicina na USP, pois me deu a oportunidade de ter toda a visão acadêmica do assunto. O curso me colocou em dia com o que de mais atual temos sobre Telemedicina no nosso país. E, o mais importante, não me deixou esquecer de que, com a Telemedicina, temos a enorme chance de fazer nossa Medicina evoluir com Ética, Moral e Segurança”.

– Luis Flavio Rodrigues


“ Gostei bastante do formato da disciplina! As atividades online foram ótimas, pena que o tempo passa rápido para o muito o que se tem para discutir. Agradeço imensamente a oportunidade de ter feito a disciplina e de conhecer mais de perto o trabalho que fazem. Parabéns!”.

– Deise Garrido


Foi um imenso prazer fazer a Disciplina de Telemedicina, pois era um tema que me interessava, porém, não tinha conhecimento. A estrutura do curso e a condução das aulas foram extremamente interessantes. Quero parabenizá-los pelo trabalho que vocês têm feito e dizer que foi muito rico para a minha aprendizagem participar dessa disciplina. Muito obrigada pelas aulas, dicas, ajudas, foi sensacional!! O Brasil só tem a ganhar se a Telemedicina e a Telessaúde forem implementadas em todo o território nacional.”

– Priscila Carmona


“O curso de Telemedicina foi de extrema importância para a ampliação dos conceitos e oportunidades de aplicação na prática de ensino na graduação, pós-graduação, pesquisa e também na assistência.

As diversas experiências apresentadas e discutidas em diferentes cenários foram muito importantes para demonstrar a construção e a consolidação desta rede de ensino ampliada. Gostaria de agradecer a oportunidade em participar desta disciplina, a qual foi de extrema importância para mim, tanto no ensino como na assistência”.

– Ana Paula Rocha Veiga


“Quando iniciei a disciplina na pós-graduação em Telemedicina, o meu projeto de pesquisa em Telepsicologia ainda precisava de muitos direcionamentos. Eu não encontrava na literatura científica brasileira o suporte necessário para embasar as minhas decisões e nortear a minha pesquisa.

O Prof. Chao Lung Wen, com a sua sabedoria e paciência, soube me acalmar e apontar caminhos nos nossos ricos debates nas web-aulas. Os colegas da disciplina também me acolheram, em meio a tantas dúvidas, sendo generosos comigo e compartilhando dúvidas e experiências em um campo tão desafiador, no qual somos todos aprendizes. Durante a disciplina, fomos construindo coletivamente nossos conhecimentos sobre ética, legislação, protocolos para a prática segura da Telemedicina e Telessaúde. Pudemos aprender com as experiências do Dr. Shannon Nott, que aplica a Telemedicina na Austrália, e conhecer vários projetos que estão sendo desenvolvidos no Brasil em Telessaúde pública.

Como professora de pós-graduação, ampliei os meus conhecimentos sobre Teleducação 3.0, me encantei com o Homem Virtual, os repositórios de objetos de aprendizagem, o Inovalab e com todo o patrimônio físico, tecnológico, científico e amoroso dos professores e colaboradores da disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP. Vivenciei aqui, com vocês, a verdadeira aprendizagem ativa. Não há como não sair modificada e acrescida dessa experiência.”

– Claudia Catão


“Curso fantástico que aprimora o conhecimento na área de Telemedicina, uma ferramenta que será imprescindível no futuro, tanto do ponto de vista educacional como assistencial, para se alcançar um padrão de excelência.”

– Erico Luis


“Acho que o curso foi muito proveitoso. Destacaram-se os seguintes pontos:
1) A Telemedicina como um instrumento tecnológico de transmissão do conhecimento de qualidade e de melhoria no cuidado com o paciente. Confesso que o curso ampliou muito a minha visão do que é Telemedicina. Confundia Telemedicina com web conferência e vejo agora que ela é muito mais do que isso.

2) As ferramentas tecnológicas que a Telemedicina desenvolveu para cumprir o seu papel: Biblioteca Interativa, Laboratório Interativo, Mesa Visualizadora… Tudo baseado em prospecção do problema, planejamento cuidadoso, desenvolvimento e aplicação prática.

3) O foco no ensino: métodos para ensinar melhor, baseados em estudos de como o aluno aprende; como usar a tecnologia para proporcionar um ensino mais eficaz; dicas para ensinar melhor, mesmo que seja apenas uma aula presencial; dicas para desenhar um projeto de ensino em Telemedicina.”

– Marcelo Tadeu Caiero


“Aprendi algo novo para a minha prática medica, não contando apenas com livros, apostilas e conhecimentos gerais médicos, mas sim que, estar no presente, significa enfrentar problemas e ter desafios constantes na minha especialidade (Anestesiologia). Trabalhar na formação de médicos em especialização é um grande desafio, ou seja, um paradigma, ainda mais ter que fomentar criações diárias e responsabilidades mútuas.

Como destaque do curso, é inevitável falar sobre a organização de toda a disciplina. É notório o reconhecimento e destaque que influencia outras cadeiras da faculdade, em especial a Patologia, com seu imenso número de autópsia e afins.

Não devo esquecer a iniciativa do Homem Virtual, principalmente pautada no âmbito da educação continuada. Será que teremos cadáveres suficientes para esse número de faculdades de medicina no país?

Como profissional, destaco a educação continuada, como visita pré-anestésica, monitorização e cuidados pós-operatórios. Já como pós-graduando, destaco todas as ferramentas que o setor fornece, oportunidades inúmeras para gestão profissional.

Em resumo, agradeço a atenção de toda a equipe. Considero que o curso não acabou, apenas começou um novo grande desafio, envolvendo a medicina com o doente/médico internauta e a real atualidade, ou seja, estar interligado com várias pessoas ao mesmo tempo, sem esquecer do nosso maior desafio: cuidar de pessoas.”

– Guinther Giroldo Badessa


“Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo curso e dizer que achei a disciplina de grande utilidade. Não posso negar que o motivo inicial, ao me matricular nesta matéria, foram os 8 créditos e por ela ser a distância. No entanto, durante o curso fui me interessando e aprendendo muito sobre Telemedicina, inclusive sobre projetos que eu nem sabia que existiam. No início, achava que Telemedicina era apenas baseada na teleassistência e, com as aulas, fui aprendendo que a sua relevância e abrangência é muito maior.

Achei muito interessante o projeto Homem Virtual, as matrizes de objetivos e competências (como a aula é totalmente pensada previamente, inclusive em relação aos recursos audiovisuais) e o projeto da Telepatologia (muito relevante e prático para o aprendizado).”

– Felipe Retes