Modelo educacional, um dos mais completos na área médica, será usado no conteúdo programático da UC 21 (Discussão Integrada de Casos I), que tem início em maio

O Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP realiza, anualmente, mais de 12 mil autópsias. Esse exame médico, feito no cadáver, é fonte de grande parte do conhecimento médico e tem papel fundamental no desenvolvimento do raciocínio clínico, no estabelecimento de diagnósticos diferenciais e, especialmente, no reconhecimento das limitações da medicina e no aprendizado com as mesmas.

Levando em consideração a importância da autópsia na história da medicina e no atual aprendizado médico, a FMUSP realizou, em 2002, a primeira transmissão, via Telemedicina, de uma necropsia realizada no Serviço de Verificação de Óbitos da Capital para um auditório da faculdade, permitindo que alunos de medicina participassem das discussões sobre o caso em tempo real. O resultado foi a construção e agilização do raciocínio fisiopatológico.

Essa técnica didática, começou a ser realizada sistematicamente na FMUSP, permitindo a interação e a colaboração entre estudantes e professores. Deu-se início à Telepatologia, que continua suas atividades até hoje.

Como, além de serem transmitidas, as discussões anatomopatológicas são gravadas, há a formação de um crescente acervo de conhecimento médico. Com base nesse patrimônio educacional, houve a seleção de 15 casos clínicos, os quais foram organizados e enriquecidos com informações em diferentes formatos, para comporem o Repositório de Discussões Anatomopatológicas baseadas em Autópsia, inserido na Plataforma MedUSP Digital, para estudo complementar.

A cada mês são disponibilizados três novos casos. Os graduandos possuem, atualmente, acesso a seis casos, equivalentes, cada um, a 12 horas de estudo e aprendizagem. Cada caso é composto por: um vídeo com a descrição clínica; um fluxograma e vídeo de discussão de raciocínio temático; um vídeo de síntese da autópsia, editado em 20 minutos, com os aspectos mais significativos; uma tabela contendo leituras complementares recomendadas, correlacionando-as com cada um dos aspectos do raciocínio investigativo, para fins de aprofundamento dos conhecimentos; objetos educacionais de aprendizagem e partes mais importantes que ilustram o que está descrito na teoria;  palavras-chave; simulador do caso de autópsia com acesso a comentários adicionais em cada uma das etapas da investigação diagnóstica,  laudos e microscopias; votador de dúvidas e fórum de discussão.