Uma tarefa desafiadora e, ao mesmo tempo, recompensadora: criar um ambiente interativo de aprendizagem a partir dos materiais produzidos pela Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (DTM-FMUSP), para disseminar conhecimentos sobre saúde e promover a aprendizagem ativa dos estudantes. Centenas de títulos do Projeto Homem Virtual, desenvolvidos a partir de imagens dinâmicas 3D, além de estruturas anatômicas produzidas por impressora 3D podem ser disponibilizados para essa finalidade.
Para explicar como utilizar todos os recursos e conteúdos produzidos pela DTM, o professor Dr. Chao Lung Wen, chefe da disciplina, ministrará um curso com carga horária equivalente a 40 h/aula, durante o 9º Encontro USP Escola, que ocorrerá de 12 a 16 de janeiro de 2015. O curso Como criar Espaços Culturais em Saúde e a Aprendizagem Ativa dos Estudantes faz parte do Projeto Jovem Doutor, que começou em 2007 e recebeu 5 prêmios. O público-alvo são professores, estudantes do ensino médio, monitores e coordenadores de Telecentros (ex. Acessa São Paulo), responsáveis por museus ou espaços culturais em saúde e gestores municipais. Os espaços culturais em saúde podem ser criados em Telecentros, Escolas (públicas ou privadas), Museus/Espaços Culturais e Unidades Básicas de Saúde. De acordo com o professor Chao, “uma das formas eficientes para promover a saúde em uma comunidade é por meio da educação e, quanto mais precoce melhor, pois ela permite a formação de bons hábitos e consciência”.
Durante uma semana, haverá atividades presenciais e a distância, com o uso de vídeos produzidos para a série Geração Saúde ( da TV Escola / MEC – edições 1 e 2) e do Homem Virtual, sobre 30 temas, entre eles: Saúde Oral; Sexualidade e Métodos Contraceptivos; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Saúde Nutricional; Drogas, Álcool e Fumo; Vida Saudável com o Sol; Audição, Visão; Coluna e Hanseníase.
Os encontros presencias visam oferecer orientações gerais, formação de equipes de trabalho, realização de discussões temáticas, visitas aos laboratórios da Disciplina de Telemedicina e realização de provas de conceitos de trabalhos desenvolvidos em equipe. Os módulos a distância utilizarão uma plataforma educacional para que os participantes tenham acesso aos conteúdos, planos de trabalhos, fórum de discussão, Rede Social de Aprendizagem e planejamento educacional.
Ao fim do curso, os participantes aprenderão a correlação entre os temas do curso e os conteúdos de saúde constantes nos livros didáticos, bem como as prioridades do governo na área de saúde; e terão a experiência de produção de uma estrutura anatômica usando impressora 3D de baixo custo (disponível para venda em supermercados).
As inscrições podem ser feitas a partir do preenchimento de uma ficha no seguinte link: http://portal.if.usp.br/extensao/node/370
As aulas presenciais ocorrerão na Faculdade de Medicina da USP – Avenida Dr. Arnaldo, 455 – Sala 2307, das 8h30 às 12h30.