Faculdade de Medicina da USP inova no aprendizado clínico-anatômico com o uso de impressoras 3D
Baseado em peças anatômicas realísticas, o método poderá ser utilizado por outras universidades, através da criação de Laboratórios Interativos Conectados (Inovalabs)
Um novo método para melhorar o aprendizado de anatomia humana será disponibilizado na Faculdade de Medicina (FM) da USP, por meio da Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia. De forma inédita no Brasil, a FMUSP está produzindo estruturas anatômicas com detalhes realísticos, por meio do uso de impressoras 3D.
Essas estruturas são baseadas no acervo do Projeto Homem Virtual, também da Disciplina de Telemedicina, que consiste em imagens dinâmicas digitais e tridimensionais do corpo humano e de seus processos. Através da computação gráfica 3D, as sequências do Projeto Homem Virtual reproduzem estruturas como ossos, músculos, órgãos, células e até moléculas.
Somados à impressão 3D e ao Projeto Homem Virtual, estão recursos como realidade aumentada, mesa visualizadora digital e peças anatômicas em tamanho natural, esculpidas em isopor. A iniciativa, desenvolvida com recursos de projetos de Tecnologias Educacionais Interativas e do Pró-Inovalab USP, integra a anatomia com as áreas clínica, cirúrgica e de fisiologia. Desta forma, de acordo com sua aplicação, os modelos impressos podem ser categorizados como Clínico-Anatômicos, Cirúrgico-Anatômicos ou Morfofuncionais.
Representação da pelve por meio do Homem Virtual (esquerda)
e de estrutura anatômica produzida com impressora 3D
Os modelos 3D integram as linhas de pesquisas em desenvolvimento na FMUSP: uma sobre modelos clínico-anatômicos ou morfofuncionais, que auxiliam o entendimento da anatomia, fisiologia e procedimentos clínicos, outra sobre métodos de comunicação para a prevenção de doenças. Com adequações na linguagem, pela Equipe de Design de Comunicação Educacional, todos estes materiais podem ser utilizados para difundir conhecimentos à população (e-Care), uma vez que permitem a visualização e a manipulação das estruturas, facilitando o aprendizado “vivencial” de conceitos muitas vezes abstratos demais, quando apenas explicados em livros ou falados.
Escolas, universidades e demais instituições interessadas em melhorar a qualidade educacional, poderão estabelecer parcerias com a FMUSP para ter acesso a esses materiais, tanto para o ensino da graduação quanto para atualização profissional, por meio da implantação de um Laboratório Interativo Conectado.
Contato pelo e-mail: telemedicina@telemedicina.fm.usp.br