Para dr. Kendall Ho, Prof. Dr. György Miklós Böhm e Prof. Dr. Chao Lung Wen são visionários
Durante sua estadia em São Paulo para o WHS Regional Meeting – Latin America, que aconteceu entre os dias 6 e 8 de abril, no Centro de Convenções Rebouças, o Dr. Kendall Ho, professor da Universidade de British-Columbia e um dos maiores nomes em e-Health do mundo, visitou a Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Além de professor e especialista em medicina emergencial, Dr. Kendall Ho é diretor e fundador do e-Health Strategy Office e colaborador do Observatório de e-Health da Organização Mundial da Saúde (OMS). Também é diretor executivo da equipe interdisciplinar do Tektic – Technology Enabled Knowledge Translation Observatory Centre, em que analisa como o uso das tecnologias de informação pode acelerar a incorporação das últimas evidências da área de saúde na rotina prática dos profissionais. Suas linhas de pesquisa incluem telessaúde e tecnologias de informação e comunicação (TICs).
Na visita à estrutura da Telemedicina, Dr. Ho ficou entusiasmado com o Projeto Homem Virtual e sua versatilidade como comunicação dinâmica e dirigida, além de seu grande potencial como Atlas 3D realístico morfo-funcional com peça anatômica esculpida em isopor. Outro destaque de sua aplicabilidade mostrada foi nos e-books interativos baseados em multimeios, em que o Homem Virtual também é mostrado na forma de infografia interativa. O Prof. Dr. György Miklós Böhm apresentou a Telepatologia e o raciocínio investigativo baseado em autópsia, que são temas de grande interesse na área do Dr. Ho. Também foi apresentado o conceito da Nuvem da Saúde, que lhe chamou muita atenção.
Prof. Dr. Wu Tu Hsing, Prof. Dr. György Miklós Böhm,
Dr. Kendall Ho e Gustavo Zagatto (Projeto Homem Virtual).
Dr. Kendall Ho, Maíra Lie e Diogo Miranda
(ambos do Saúde do Futuro).
“Prof. György e Prof. Chao são grandes visionários”, elogia Dr. Ho. Para o professor canadense, a Telemedicina é a chave para o futuro da saúde em um país tão grande e distinto como o Brasil e para o intercâmbio de conhecimento em saúde entre nações.
Dr. Ho também não pôde deixar de sorrir quando lhe foi explicado o conceito do Projeto Jovem Doutor e Saúde nas Comunidades, pois tem desenvolvido trabalho semelhante em e-Health. Ele também visitou os centros de teleassistência e teleducação interativa, os CETECs, e o Centro de Produção Digital, o Saúde do Futuro.