A segunda edição do curso Atenção à Saúde do Recém-nascido de Risco: superando pontos críticos ocorreu no primeiro semestre de 2014. O curso, coordenado pelo Centro Colaborador de Prevenção à Cegueira Infantil da Organização Panamericana de Saúde, Instituto Fernandes Figueira (IFF)/ FIOCRUZ , em parceria com a Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP, foi uma das ações de qualificação do SUS da Área Técnica de Saúde da Criança, e contou com a participação de mais de quinze mil profissionais de saúde de todo o Brasil que atuam na unidade neonatal.
Para atender a demanda, as aulas aconteceram totalmente a distância, via Internet, e o curso contou com a estratégia de gestão educacional adotada pela DTM-FMUSP: votador de dúvidas recorrentes, web conferências com especialistas nos temas para responder as dúvidas mais votadas, resumos eletrônicos com temas significativos, depoimentos multiprofissionais, além de aulas no formato de vídeo e conteúdos complementares, que puderam ser acessados a partir da página do curso na web.
Mais de 6 mil participantes de todo o Brasil foram aprovados e receberam certificado. Entre os temas estudados durante o curso estão: Manejo da dor, Monitorização do Oxigênio, Controle de Infecção, Nutrição, Controle de Temperatura, Retinopatia e Prematuridade, Cuidados voltados ao Desenvolvimento e Gestão.
Na primeira edição, que ocorreu em 2013, um total de 4.700 profissionais de todos os estados brasileiros se inscreveram. Deste total, 2.200 foram aprovados.
Interessados em participar da terceira edição do curso devem acessar a página principal http://neonatal.estacaodigitalsaude.org.br/ e preencher uma ficha de cadastro.