MedUSP Digital teve mais de 1 milhão de pageviews em 2014 e a previsão é que os acessos aumentem no próximo ano
Acompanhando as tendências e novidades da era digital, com a utilização cada vez maior de dispositivos móveis, a Faculdade de Medicina (FM) da USP está facilitando cada vez mais o acesso dos estudantes aos conteúdos das disciplinas de graduação, pós-graduação e residência médica. Com a plataforma MedUSP Digital (http://digital.fm.usp.br/), é possível estudar os materiais didáticos disponibilizados pelos professores (vídeos, textos, apresentações em Power Pont), assim como realizar exercícios (provas de múltipla escolha ou dissertativas), participar de fóruns de discussão e enviar tarefas. Um dos objetivos é familiarizar professores e estudantes com as Tecnologias Educacionais Interativas, O Team Based-Learning e a Aprendizagem Ativa.
A plataforma é 100% compatível com o Moodle (software livre) e os conteúdos podem ser acessados de casa, do trabalho, da faculdade ou de qualquer local com acesso à Internet, inclusive usando smartphones e tablets.
Convite à participação de professores e alunos
Além de facilitar o estudo dos alunos, a FMUSP também está incentivando os professores a conhecer a nova plataforma digital. A partir de 2015, haverá oficinas periódicas destinadas aos docentes interessados em utilizar o MedUSP Digital como recurso para potencializar as aulas presenciais, por meio de gravações de aulas e inserção e reorganização de conteúdos. Com essa iniciativa, a instituição está estimulando os professores a reforçar a aprendizagem dos conteúdos presentes no currículo atual e também a incluir conteúdos do novo currículo de forma rápida e didática.
Os professores também poderão utilizar as estruturas anatômicas morfofuncionais produzidas em resina pela Disciplina de Telemedicina, a partir do uso das imagens tridimensionais do Projeto Homem Virtual e impressoras 3D, para desenvolver roteiros clínicos propedêuticos e disponibilizá-los para todos os alunos matriculados nos cursos da FMUSP.
Os alunos também são convidados a participar desse processo de informatização da graduação de maneira ativa, em forma de iniciação científica. Há, na MedUSP Digital, um espaço dos estudantes, cuja gestão está sendo realizada por um grupo de alunos da Liga de Prática Médica em Telemedicina. Quem estiver interessado em colaborar, pode entrar em contato com a disciplina, a partir do e-mail: telemedicina@telemedicina.fm.usp.br.
Para auxiliar professores e estudantes a utilizar todos os recursos disponíveis na plataforma, também está em estudo a criação de um grupo de apoio em comunicação em saúde (composto por jornalistas, designers gráficos e profissionais de tecnologia), chamado de Design de Comunicação Educacional.