Disciplina de Telemedicina da FMUSP incentiva o aprendizado ativo e vivencial nas escolas com o uso de computação gráfica 3D e estruturas anatômicas produzidas por impressoras 3D de baixo custo vinculadas aos conteúdos dos livros didáticos
Como alunos do Ensino Médio reagiriam ao assistir a uma aula sobre puberdade e pudessem visualizar as principais estruturas do aparelho reprodutor feminino e masculino por computação gráfica 3D e interagir com modelos anatômicos 3D? E se, nas turmas do Ensino Fundamental, os professores mostrassem os pequeninos ossos do corpo humano (martelo, bigorna e estribo), ampliados centenas de vezes, produzidos por uma impressora 3D, para ensinar como funciona a audição? As aulas e os livros didáticos instigam a imaginação de quem aprende, mas as impressoras 3D já podem ser consideradas aliadas para potencializar o conhecimento e a vivência dos temas sobre saúde nas escolas.
O uso de estruturas anatômicas morfofuncionais impressas em 3D para potencializar o ensino nas escolas, assim como o estudo médico, é uma das iniciativas do Professor Dr. Chao Lung Wen, Chefe da Disciplina de Telemedicina (DTM) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Todas as peças são produzidas a partir de imagens digitais tridimensionais do Projeto Homem Virtual, desenvolvido pela DTM. De acordo com Chao, “o ensino sobre o corpo humano usando o Projeto Homem Virtual e impressoras 3D pode aumentar a eficiência da educação quando vinculado com conteúdos dos livros didáticos e estratégias do Programa Saúde nas Escolas. Representa uma forma ágil e efetiva de distribuição de conteúdos de qualidade em todo nível nacional (Nuvem da Saúde) e complementa os Tablets já instalados nas escolas”.
Para conhecer como a Telemedicina vem desenvolvendo estas atividades, um grupo de professores de várias cidades do Estado de São Paulo, inscrito no Curso de Extensão Como criar Espaços Culturais em Saúde e a aprendizagem ativa dos estudantes, vivenciou durante uma semana (12 a 16 de janeiro), atividades de reflexão e planejamento educacional e oficina prática de uso de impressões 3D.
O curso contou com momentos presenciais e a distância, via Ambiente Educacional on-Line. Durante as manhãs, ocorreram palestras sobre a construção do Homem Virtual, 27 temas sobre saúde, Projeto Jovem Doutor, 2ª Série Geração Saúde, além de uma oficina de impressão de estruturas anatômicas em 3D. Os professores conheceram vários modelos de impressoras, inclusive equipamentos de baixo custo, que podem ser adquiridos em supermercados.
Todos os dias, os participantes tiveram acesso ao Ambiente Educacional on-line e puderam utilizar um Votador de perguntas recorrentes. As dúvidas mais frequentes foram respondidas em debates após cada aula presencial. Ao final do curso, cada professor elaborou e apresentou um roteiro de forma a integrar vídeos do Homem Virtual, cartazes e peças anatômicas 3D para explicar assuntos escolhidos a partir dos livros didáticos. A professora de Ensino Básico Sara Lopes concluiu o curso com perspectivas positivas: “sinto-me motivada. Acredito que esta oportunidade possa ser um meio de viabilizar ações de saúde na escola numa perspectiva mais assertiva”.