Projeto da Disciplina de Telemedicina foi apresentado, junto com os óculos brasileiros, na feira Internacional CES, em Las Vegas, e no evento Campus Party 2015, realizado em São Paulo.

As imagens tridimensionais do Homem Virtual, desenvolvidas pela Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP, podem ser vistas também por meio do Bennoculus, os primeiros óculos de Realidade Imersiva produzidos no Brasil. Uma parceria com a empresa curitibana Beetech, startup criadora do equipamento, permite uma viagem dentro do ouvido humano.

O vídeo sobre a Audição foi o escolhido para demonstrar as potencialidades da união entre a Realidade Virtual e o Projeto Homem Virtual. Usando um smartphone acoplado aos óculos, é possível “entrar” no ouvido e chegar até aos seus ossículos, ouvindo explicações sobre as estruturas e suas funções.

Lançado na Internacional CES, feira de tecnologia do consumo realizada em Las Vegas na primeira semana de janeiro, o Beenoculus foi demonstrado também na Campus Party Brasil (evento de Internet nas áreas de Inovação, Criatividade, Ciência, Empreendedorismo e Entretenimento Digital, que aconteceu de 3 a 8 de fevereiro, em São Paulo), onde os visitantes puderam ter a experiência imersiva com o Homem Virtual.

O objetivo da parceria é disponibilizar outros temas do Homem Virtual, visando a educação vivencial e “em primeira pessoa”. Com mais de cem títulos, o Projeto Homem Virtual tem presença ativa na educação em saúde, estando presente em universidades, escolas do ensino básico, museus, cursos de teleducação interativa, livros didáticos, emissoras de TV, e-Books e em Realidade Aumentada. O projeto também serve de base para a criação de estruturas anatômicas realísticas em impressoras 3D.

Saiba mais

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/primeiro-oculos-de-realidade-virtual-brasileiro-custa-r-100/46655#

https://nuvemdoconhecimento.org.br/oculos-de-realidade-virtual-produzido-por-startup-brasileira-usara-conteudo-da-telemedicina-da-faculdade-de-medicina-da-usp/