O acervo do Projeto Homem Virtual é utilizado para a produção de mais de 90 estruturas anatômicas de apoio ao ensino dos estudantes
A Disciplina de Telemedicina da FMUSP usa impressoras 3D para produzir materiais didáticos de apoio ao ensino da anatomia a estudantes de Medicina, de maneira integrada à área clínica. As peças realísticas são baseadas nas modelagens orgânicas do Projeto Homem Virtual, cujo acervo vem sendo construído desde 2002.
Hoje, o Projeto conta com mais de 150 títulos, representando, por computação gráfica digital, tridimensional e dinâmica, órgãos, ossos, tecidos, sistemas, células e moléculas do corpo humano, além de procedimentos clínicos, cirúrgicos e emergenciais. Destes, 90 já foram “transportados” do mundo virtual para o real, através do uso da impressão 3D.
O conhecimento clínico e de anatomia está, então, disponível, aos graduandos da Faculdade de Medicina da USP, de maneira integrada, em um método de ensino moderno e inovador. Além dos livros, aulas e autópsias, há a possibilidade de estudo através do repositório do Homem Virtual (disponível na Plataforma MedUSP Digital, de teleducação interativa, da FMUSP) e das estruturas físicas (objetos impressos em 3D).
As Disciplinas da Faculdade de Medicina da USP podem fazer uso destas estruturas anatômicas em suas aulas. Professores interessados podem entrar em contato pelo e-mail 3d@telemedicina.fm.usp.br