Evento, que reuniu professores da maior instituição de ensino do país, contou com a exposição de projetos inovadores desenvolvidos na Medicina
A Disciplina de Telemedicina (DTM) da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de São Paulo (USP) apresentou, no dia 26 de novembro, três trabalhos científicos durante o III Simpósio temático da Pró-Reitoria de Graduação, cujo tema foi “A docência na USP: desafios e inovações”. Os professores da instituição puderam exibir trabalhos diferenciados e compartilhar suas experiências. No caso específico da DTM, foram abordados temas relacionados à Computação Gráfica 3D (Projeto Homem Virtual), ao uso das tecnologias no ensino e também à implantação da plataforma Educacional MedUSP Digital.
Os temas foram expostos em pôsteres referentes às atividades que estão sendo desenvolvidas na DTM, coordenadas pelo Chefe da Disciplina, Prof. Dr. Chao Lung Wen. Os trabalhos estão correlacionados, visto que todos usam como base o uso de tecnologias e recursos para o desenvolvimento das atividades de estudo:
1 – Aprender a anatomia do corpo humano, assim como fazer correlações e associações com exames de imagem é possível graças às impressões tridimensionais do Homem Virtual, criado pela DTM. O Projeto Homem Virtual, que começou em 2003, com o uso de computação gráfica 3D, hoje é também apresentado na forma física, a partir do uso de impressoras 3D. Agora, as estruturas podem ser impressas em tamanho real, ampliado ou compacto. A novidade possibilita melhorar a qualidade de aprendizagem em faculdades da área de saúde, a partir da criação de espaços de Inovalab (computador com acesso à Internet, impressora 3D, Access Point e Tablets). Saiba mais no pôster “Computação Gráfica (Homem Virtual) e Impressora 3D para a produção de estruturas de anatomia realística 3D morfofuncionais”.
2 – Os professores da Medicina contam com uma plataforma educacional, compatível com o Moodle, chamada MedUSP Digital. O novo ambiente interativo, dedicado ao gerenciamento da produção e de materiais educacionais da instituição, é uma ação integrante dos Pró-Inovalabs de 2011 e 2013. Para mais informações sobre o tema, veja o pôster “Plataforma Educacional (MedUSP Digital) e Centro de Produção Digital para modernização dos recursos educacionais da FMUSP”.
3 – A experiência da Disciplina de Hematopatologia, ministrada no 5º semestre do curso de graduação da Medicina USP, foi o terceiro tema apresentado no simpósio. Trata-se de um relato sobre a disponibilização de conteúdos, exercícios, testes e avaliação da disciplina, na plataforma MedUSP Digital. As aulas, apesar de presenciais, são complementadas pelos conteúdos e atividades a distância há dois anos. O modelo é uma forma de possibilitar ao aluno da graduação a utilização do ambiente digital para o estudo individual e em grupos e revisão dos conceitos aprendidos em aula, em qualquer horário e em qualquer lugar. Este relato está disponível no pôster “Uso das tecnologias de informação (TICs) no ensino de graduação – Facilitando a comunicação aluno-professor”.