A experiência do trabalho em grupo (Team-based Learning – TBL), a pesquisa de literatura científica e a discussão das dúvidas com professores orientadores foram vivenciadas pelas estudantes da Liga de Telemedicina na Prática Médica da Faculdade de Medicina (FM) da USP, que realizaram a gestão das atividades do curso do Projeto Jovem Doutor: “Educação e Promoção de Saúde por meio de Teleducação Interativa”. Sob orientação do Prof. Dr. Chao Lung Wen, Chefe da Disciplina de Telemedicina (DTM) da FMUSP, seis estudantes da Liga, chamadas de líderes de grupo, acompanharam os acessos dos participantes do curso, realizaram pesquisas para darem respostas às dúvidas recorrentes, participaram de debates semanais com professores e profissionais e elaboraram noticiários-sínteses para os inscritos.
O curso do projeto Jovem Doutor, que tem como objetivo incentivar a cultura sobre saúde nas comunidades, usou vídeos de dramaturgia e computação gráfica 3D para treinamento em treze temas sobre saúde, contando com 334 inscritos de 18 estados do país. Durante os dois meses em que ocorreu o curso, cada líder ficou responsável pelo acompanhamento de 55 alunos inscritos. O envolvimento de estudantes de medicina no projeto resultou na interação ativa entre elas e os professores para discussão dos temas do curso, em período extracurricular, assim como evidenciou o trabalho em equipe.
A atividade, que ocorreu no primeiro semestre do ano de 2014, foi documentada e será apresentada como trabalho científico durante o 4º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão, nos dias 2 e 3 de dezembro de 2014, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH/USP. O objetivo é evidenciar os resultados positivos do envolvimento de estudantes de graduação da medicina em ações de promoção de saúde nas comunidades, a partir do Projeto Homem Virtual (utilização de vídeos com computação gráfica 3D para a transmissão de informações importantes sobre saúde).