O curso “Atenção à Saúde do Recém-nascido de Risco: Superando pontos críticos” disponibilizou, neste mês de maio, o vídeo do Homem Virtual sobre a Retinopatia da Prematuridade (ROP). A nova sequência de imagens dinâmicas tridimensionais mostra, de maneira didática, como ocorre a doença e como é tratada.

A retinopatia da prematuridade é o crescimento anormal dos vasos da retina no olho de uma criança prematura. Caso não seja diagnosticado a tempo e tratado, esse crescimento poderá levar ao descolamento da retina e à cegueira. “O diagnóstico precoce dá a chance àquela criança de desenvolver sua visão”, explica a médica oftalmologista Andrea Zin, pesquisadora da Unidade de Pesquisa Clínica do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente Fernandes Figueira/ Fiocruz. O tratamento, quando necessário, é realizado pela utilização de um laser sob analgesia e sedação ou anestesia.

O primeiro exame de fundo de olho pode ser realizado a partir da quarta semana de vida, pelo oftalmologista, com ajuda da enfermagem, que toma medidas para diminuir o desconforto do bebê e orienta a família.

A Retinopatia da Prematuridade, embora possa ser evitada, é uma das principais causas de cegueira infantil na América Latina. No Brasil, a ROP está entre as três primeiras causas de cegueira infantil.