O Programa de Revisão Objetiva e o Repositório Digital oferecem novos temas para os alunos ampliarem seus conhecimentos, apresentados sob a forma de aulas, discussões, casos clínicos, objetos educacionais de aprendizagem (Homem Virtual) e discussões anatomopatológicas baseadas em autópsia
Novos conteúdos estão disponíveis na plataforma MedUSP Digital para estudo dos graduandos da Faculdade de Medicina da USP. O PRO-Med (Programa de Revisão Objetiva em Medicina) oferece, nesse mês de junho, vídeos e áudios de três novos temas, destinados aos estudantes que desejam ampliar seus conhecimentos, principalmente em Atenção Primária. Já no Repositório Digital, foram inseridos três novos casos de discussões anatomopatológicas baseadas em autópsia.
Na área reservada ao PRO-Med, os graduandos em Medicina podem acessar os novos temas: “Autocuidados em Diabetes”, “Gynecon – Ginecologia Oncológica” e “Altos Estudos em Aplicação das Técnicas desenvolvidas pela Universidade de San Diego para Aperfeiçoamento da Metodologia de Pesquisa”.
Em Autocuidados em Diabetes, estão disponíveis vídeos e áudios de especialistas da FMUSP e do HCFMUSP sobre Monitorização Domiciliar da Glicemia; Aplicação, Armazenamento e Transporte da Insulina; Diagnóstico Etiológico e Classificação; Diagnóstico Laboratorial; A Importância do Exercício Físico; Dieta Saudável; Fatores de Risco e Orientações; Cuidados com os Pés; Importância da Identificação do Risco de Diabetes; Diabetes Gestacional; Tratamento e Complicações e Definição do Diabetes.
Sobre Câncer Ginecológico, os estudantes podem assistir diversos vídeos com especialistas da FMUSP, do HCFMUSP e do ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), com apresentações de casos, exames de imagem e explicações sobre estadiamento, anatomia patológica, diagnóstico diferencial, tratamentos e causas. Os temas dos casos são: Câncer do Endométrio em Mulher Jovem; Tumor Uterino em Parturição; Tumor Mucinoso de Ovário; Câncer Volumoso do Colo do Útero, Câncer de Ovário Avançado; Tumor Seroso Borderline de Ovário; Tumor não Epitelial de Ovário; Carcinoma do Endométrio em Mulher Obesa.
As aulas do curso sobre Aperfeiçoamento da Metodologia de Pesquisa são proferidas pelo Professor Doutor Marc Schuckit, emérito do Departamento de Psiquiatria da Universidade da Califórnia de San Diego, uma das maiores autoridades do mundo em transtornos relacionados ao uso de álcool. O professor ministrou as aulas no curso de pós-graduação em dependência química, coordenado pelo Prof. Dr. Arthur Guerra de Andrade e para residentes do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP). As aulas estão disponibilizadas no ambiente educacional com legendas em português.
Além destes temas, os estudantes podem acessar, no PRO-Med, conteúdos sobre Telemedicina na Atenção Primária, Gastroenterologia Clínica, Geriatria, Casos Clínicos em Diabetes, Psiquiatria em Atenção Primária e o curso Básico em Eletrocardiografia (ECG) do InCor-HCFMUSP.
Todos esses vídeos e objetos educacionais de aprendizagem foram elaborados a partir da parceria da Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP com outras disciplinas. Todos os meses são disponibilizados novos temas, além de salas virtuais para reuniões integradas online por web conferência, com sistema de votador de dúvidas recorrentes para cada tema. Ao longo de 2015, serão disponibilizados mais de 1.000 (mil) materiais educacionais. Para ter acesso aos conteúdos do Programa de Revisão Objetiva, os estudantes devem navegar no site Inovalab MedUSP (digital.fm.usp.br) e clicar em PRO-Med. É necessário ativar a conta com o número USP.
Novos casos de discussão anatomopatológica baseada em autópsia
No Repositório Digital da FMUSP, integrante da plataforma MedUSP Digital, há uma área reservada para vídeos com discussões anatomopatológicas baseadas em autópsia. A cada mês são disponibilizados três novos casos. Os graduandos possuem, atualmente, acesso a 12 casos, equivalentes, cada um, a 12 horas de estudo e aprendizagem.
Cada caso é composto por:
- vídeo com a descrição clínica;
- fluxograma e vídeo de discussão de raciocínio temático;
- vídeo de síntese da autópsia, editado em 20 minutos, com os aspectos mais significativos;
- tabela contendo leituras complementares recomendadas, correlacionando-as com cada um dos aspectos do raciocínio investigativo, para fins de aprofundamento dos conhecimentos;
- objetos educacionais de aprendizagem e partes mais importantes que ilustram o que está descrito na teoria;
- palavras-chave; simulador do caso de autópsia com acesso a comentários adicionais em cada uma das etapas da investigação diagnóstica, laudos e microscopias;
- votador de dúvidas e fórum de discussão.