Mais de 15 mil profissionais de saúde de todo o Brasil estão participando do curso Atenção à Saúde do recém-nascido de risco: superando pontos críticos, destinado a profissionais que atuam em unidades neonatais. O principal objetivo é disseminar conhecimento sobre o cuidado neonatal, priorizando aspectos voltados para a prática clínica.
A estratégia de aprendizado é fruto de uma parceria entre o Centro Colaborador de Prevenção à Cegueira Infantil da Organização Panamericana de Saúde, o Instituto Fernandes Figueira/ FIOCRUZ e a Disciplina de Telemedicina da Universidade de São Paulo. O curso consiste em oito módulos (Dor, Oxigênio, Infecção, Nutrição, Temperatura, Cuidados de Suporte, Retinopatia da Prematuridade e Gestão) que são disponibilizados semanalmente.
O conteúdo foi desenvolvido a partir de um projeto de pesquisa elaborado através de uma parceria entre o Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ, a London School of Hygiene and Tropical Medicine (Reino Unido) e a Otago University (Nova Zelândia). Todo o material foi atualizado, além de ser complementado com o objeto educacional de aprendizagem Projeto Homem Virtual, Ambiente Interativo de Aprendizagem, produções audiovisuais e e-books interativos, produzidos em parceria com a Disciplina de Telemedicina da Universidade de São Paulo.
O curso, totalmente a distância, baseado em Teleducação Interativa, teve início no dia 21 de março e o encerramento ocorrerá em 13 de junho de 2014.