As novas atividades dos estudantes incluem a iniciação científica, o acompanhamento da informatização do currículo Nuclear e a elaboração de roteiros de aprendizagem Clínico-Anatômicos com impressora 3D
O reinício da Liga de Telemedicina na Prática Médica tem o objetivo de incentivar os estudantes a se engajarem em projetos inovadores usando tecnologias interativas, bem como estimular a curiosidade e a capacidade de planejamento e empreendedorismo da geração que percebeu que a Telemedicina será integrante da prática médica em um futuro próximo.
E o que esperar do novo grupo (diretoria e membros) envolvido no reinício da Liga? Sob a coordenação do Professor Dr. Chao Lung Wen, Chefe da Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (DTM-FMUSP), os estudantes participarão de atividades acadêmico-práticas. Foram formados grupos para iniciação científica nas áreas de e-Care (prevenção, redução de riscos e agravos, saúde móvel) e desenvolvimento de roteiros de aprendizagem (baseados em Anatomia Realística Morfofuncional, objetos criados por impressoras 3D), para acompanhamento da informatização do currículo atual (currículo nuclear) e criação de espaços culturais vivenciais em saúde. Quem participar da liga obterá quatro créditos, além conhecer os programas e projetos de Telemedicina.
Objetos físicos produzidos por impressoras 3D, a partir de estruturas do Homem Virtual, um dos projetos de destaque da DTM-FMUSP, serão roteirizados e poderão ser utilizados para fins de melhoria de aprendizagem e revisão anatômica durante a prática clínica. Com esta inovação, o aprendizado da anatomia pode ser expandido além da forma convencional, hoje baseado em corpos humanos e atlas de anatomia. O novo recurso possibilita aprender com estruturas tridimensionais (ampliadas, histológicas, compactadas ou de tamanho natural), muito próximas às estruturas reais (realísticas). Além disso, quando integrado à realidade digital, usando tablets e smartphones, é possível acessar os vídeos do Homem Virtual.
As oportunidades estão abertas para os novos integrantes da Liga e possibilitarão complementar sua formação com outros aprendizados, como Comunicação em Saúde, Produção Digital, Gestão Educacional, Empreendedorismo, além de atividades relacionadas com a melhoria da plataforma educacional.
A Disciplina de Telemedicina participa também da informatização do currículo médico, sendo assim, estudantes que tenham interesse em participar nesta atividade específica, além da experiência prática, poderão fazê-lo como parte integrante do curso optativo de Pesquisa Científica em Medicina. Os alunos interessados poderão contatar a Telemedicina para agendar entrevista com o professor Chao, através do e-mail telemedicina@telemedicina.fm.usp.br.