Curso apresentará as sistemáticas, tecnologias e os benefícios da produção 3D para fins de assistência, educação integrada e apoio a diagnósticos e planejamentos cirúrgicos
A Faculdade de Medicina da USP, por meio da Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia, oferece, em julho de 2015, um curso teórico e prático sobre a produção de estruturas a partir impressoras 3D para uso em auxílio a diagnóstico, na assistência e na melhoria da educação em saúde. A capacitação prática será presencial e as aulas teóricas via educação a distância, somando carga horária de 90h.
Destinado a médicos, gestores e demais profissionais da área da saúde; designers de computação gráfica 3D e outros profissionais que trabalhem com produção 3D; gestores da área de inovação; entre outros interessados no assunto, o curso apresentará a modelagem orgânica 3D, incluindo a reconstrução tridimensional a partir da tomografias e ressonâncias e a adequação para o uso das impressoras 3D.
Entre os temas abordados durante as aulas teóricas, oficina prática e ambiente interativo de aprendizagem na Internet, estão:
- Projeto Homem Virtual: aspectos para melhorar a educação em saúde (integração clinico-anatômica, auxílio para compreensão espacial de exames por imagem etc.), acervo existente e etapas de sua produção.
- Diferenças entre modelagem 3D orgânica (corpo humano) e convencional.
- Modelos atuais de impressoras 3D, características, aplicações, limites, pontos positivos e qualidades
- Softwares de manipulação de imagens tomográficas ou de ressonância magnética / Processo de reconstrução 3D de partes do corpo humano
- Softwares de impressão 3D
- Solução de problemas durante a impressão
- Aplicações das impressões 3D na área da saúde
As vagas são limitadas e o custo é de R$ 1500,00. Há possibilidade de solicitação de bolsas. Todos os participantes do curso receberão 5 arquivos digitais do Projeto Homem Virtual para produção da estrutura em impressora Cube.