Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária parabeniza projeto da Disciplina de Telemedicina por atividades desenvolvidas em 2013

Utilizado estrategicamente em diversas ações de promoção da saúde, o Projeto Homem Virtual, desenvolvido pela Disciplina de Telemedicina (DTM) da Faculdade de Medicina (FM) da USP, foi considerado pela universidade um dos destaques das atividades de cultura e extensão do ano de 2013.

Em carta, o professor doutor Moacyr Ayres Novaes Filho, pró-reitor adjunto de extensão universitária (no exercício da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP), parabeniza o professor doutor Chao Lung Wen, chefe da DTM-FMUSP, pelo emprego do Homem Virtual em ações como a primeira edição do curso “Projeto Jovem Doutor: educação e promoção de saúde por meio de Teleducação Interativa”, que teve uma segunda edição em 2014 e terá outra no segundo semestre deste ano.

Segundo o professor Novaes Filho, a Pró-Reitoria trabalha arduamente para fortalecer e valorizar as atividades de cultura e extensão, inclusive colocando-as como um dos pilares da USP, de maneira equânime com o ensino e a pesquisa. A carta, enviada à DTM e à diretoria da FMUSP, é mais um ato de reconhecimento do valor da comunicação dinâmica e dirigida do Homem Virtual. Em dezembro de 2014, a segunda edição do curso recebeu menção honrosa no 4° Simpósio do Programa Aprender com Cultura e Extensão, realizado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

O Homem Virtual, série de imagens digitais tridimensionais do corpo humano, é uma das ferramentas interativas do curso do Projeto Jovem Doutor, realizado por meio de Educação Interativa a Distância e certificado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Destinado a estudantes e professores da educação básica; agentes comunitários de saúde e responsáveis por laboratórios de informática e telecentros, o curso visa formar pessoas que promovam a cultura em saúde nas suas comunidades.

Vídeos do Projeto Homem Virtual, sobre temas diversos voltados à atenção básica em saúde e também às situações vividas pelos adolescentes, são disponibilizados em um Ambiente Interativo de Aprendizagem na Internet, juntamente com outros materiais, como textos, entrevistas, vídeos de dramaturgia e debates entre especialistas. Seguindo modelos de Teleducação Interativa desenvolvidos pela Disciplina de Telemedicina, como o uso de votadores de dúvidas recorrentes (esclarecidas por meio de noticiários eletrônicos e vídeos), o curso tem alcançado resultados em relação ao interesse dos aprovados em divulgar o que aprenderam em suas comunidades e também na formação de graduandos de medicina, que atuam como líderes de grupos de estudantes e desenvolvem experiência em Team-based Learning.